Páginas

sábado, 2 de junho de 2012

Os Insetos


Nos dias atuais os insetos são os animais mais abundantes sobre o planeta terra. Superam em número todos os outros grupos de animais terrestres e estão espalhados por todos os ambientes do planeta. Alguns insetos são de extrema importância e valiosos para os humanos e contribuem de forma essencial para a manutenção da vida e da sociedade.
Os insetos vivem na Terra  há aproximadamente 350 milhões de anos.
Grande parte dos insetos tem grandes utilidades e trazem grandes benefícios. Podemos destacar os insetos pertencentes as ordens Hymenoptera, Diptera e Coleoptera que dentre as ordens existentes são espécies que mais contribuem para o equilíbrio biológico de outras espécies. Os parasitoides e os predadores contribuem para o controle populacional.
Podemos citar ainda as abelhas e o bicho da seda que agregam grande valor comercial através de seus produtos naturais, como por exemplo, o mel e a seda.




2 comentários:

  1. Meninas... Poderia me dar um exemplo de um inseto que é extremamente valioso para a nossa sociedade? E qual o acréscimo, na parte ambiental, que ele daria a sociedade?

    ResponderExcluir
  2. Jairo,

    Todos os insetos são componentes importantes na cadeia alimentar. Um dos acréscimos que podemos citar é a polinização de espécies vegetais. Um dos insetos de valor econômico e que são mantidos há milhares de anos são as abelhas de onde obtemos o seu mel e são grandes polinizadores. Podemos citar também o bicho-da-seda pela fabricação de tecidos, sendo que o Brasil é hoje o terceiro maior produtor de seda. Outros podem ser grandes aliados nas lavouras como predadores no controle biológico de pragas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir